Comentários

(31)
Herbert Marcus Farias, Jornalista
Herbert Marcus Farias
Comentário · há 4 anos
Somente os tolos ou desonestos não percebem que a questão envolvendo Gleen é política, ou dito de outra forma, que há claramente uma judicialização do processo para fins políticos.

Sou jornalista e enquanto tal não vejo "crime" ou mesmo deslizes éticos na ação do colega. Ele agiu enquanto jornalista plenamente consciente do contexto político em que atua (ou histórico, se preferirem os mais exigentes). Ele fez o que um jornalista correto tem o dever ético e profissional tem de fazer: dar publicidade a atos praticados por agentes públicos, principalmente aqueles que envolvem irregularidades e ameaças à direitos constituidos.

O sigilo da fonte, garantido pela
Constituição brasileira, dentre outras coisas, visa assegurar isso, gostem ou não aqueles que adoram sofismar estabelecendo paralelos deslocados do contexto em que as ações ocorrem.

Já vivi uma situação em que um delegado boçal queria me indiciar como cúmplice de uma quadrilha de ladrões de carros. A razão? Eu me neguei a fornecer ao delegado informações que obtive de alguém próximo da quadrilha, a quem expliquei exatamente o que o Gleen disse ao suposto hacker. Que eu poderia "protegé-lo" me negando a passar informações à polícia, com base no sigilo da fonte garantido pela Constituição.

Sou um criminoso ? Para aqueles que negam as liberdades democráticas (liberdade de expressão, de imprensa, etc, etc) certamente, sim. Ao advogado que afirmar que sim, avanço um conselho: procure outra profissão, a de X-9 seria mais adequada. Eu jamais contrataria um advogado dessa espécie para me defender, seria colocar a raposa dentro do galinheiro; o desgraçado iria utilizar as informações contra mim e contra terceiros. No caso concreto em que fui acusado de cumplicidade, as implicações seriam gravíssimas, pois poderiam resultar na morte do informante.
4
0
Herbert Marcus Farias, Jornalista
Herbert Marcus Farias
Comentário · há 5 anos
Também gostaria que voce citasse, especificamente, os "dispositivos que até prejudicam fazer justiça e ajudam criminosos." A Constituição estabelece princípios e "dispositivos" gerais; ainda que a brasileira seja mais detalhista que outras, normalmente seus "dispositivos' são regulamentados por leis outras.

Mas fiquei curioso em conhecer esses dispositivos que prejudicam o fazer justiça.
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Herbert Marcus

Carregando